Oregãos

oregaos-2

O orégão

natural da Europa do Norte e o seu cultivo estendeu-se a muitas regiões do globo.
Reconhecido pelas suas propriedades aromáticas, desde os tempos mais antigos, pelos gregos e romanos o orégão eraum símbolo de alegria e felicidade; era tradição das noivas e noivos gregos e romanos, serem coroados com uma coroa de orégãos.
O orégão tem vindo a ser cultivado em França desde a Idade Média, chegando já nessa altura a ser um importante tempero na culinária mediterrânea. O orégão era pouco conhecido nos Estados Unidos até o início do século 20, quando os soldados regressados de Itália trouxeram esta erva de perfume delicioso.
Uso culinario
Orégão ou Orégano, é uma das ervas aromáticas mais utilizada, na cozinha italiana, de tal forma que apesar de sempre ter existido e ter sido utilizada também em Portugal, no Brasil a palavra que se utiliza é a italiana e não a portuguesa, pois o seu uso na época dos descobrimentos era restrito, mais usada no Alentejo, quando os marinheiros eram essencialmente do Norte onde o seu uso era quase exclusivamente medicinal. Tirando este pormenor falemos de como utilizar o Orégão ou Orégano, pode-se usar em molhos que acompanham carnes, peixes e berinjelas, preparações “à parmeggiana”, saladas de tomate e queijos frescos, Mas também na elaboração de extratos de tomate e de ‘pastas’ (massas), sem nunca esquecer que sem ele as pizzas não são verdadeiras pizzas. Eu pessoalmente gosto de utilizar também em omeletes.

Ajudando sua saude

O orégano serve para tratar problemas respiratórios, como a tosse, o resfriado, o catarro e a inflamação da garganta, problemas intestinais, como a diarreia e a flatulência, infecções urinárias, como a candidíase, doenças de pele, como a dermatite eritematosa, a ftiríase que é uma doença de pele causada por piolhos e sarna e o alívio de dores reumáticas, menstruais ou de cabeça.

O orégano, na alimentação diária, está associado à prevenção de doenças cardiovasculares devido às suas propriedades que atuam como antioxidantes naturais e à prevenção da hipertensão, pois o orégano ressalta o sabor dos alimentos, reduzindo o sal nas refeições.

Propriedades do orégano

As propriedades do orégano incluem sua ação analgésica, antitússica, anti celulítica, antiespasmódica, cicatrizante, carminativa que atua na redução de gases, expectorante, anticaspa, laxante, diurética e antivirótica.

Contra-indicações

Em grandes quantidades e por um longo tempo os homens não é recomendável beber chás de ervas orégano, isso pode afetar a potência. Não é recomendado o uso de produtos que contenham orégano e sangramento em doenças do sistema cardiovascular, sobrecarregados com complicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *