Cebolinha

cebolinha

Cebolinha
Existem registros da existência da cebolinha na China, há mais de quatro mil anos. Lá, era conhecida como a “pérola entre as verduras”. Dizia-se, na China, que quanto mais forte o aroma e o sabor da cebolinha, maior seu poder de cura. Trazida do Oriente por Marco Polo, rapidamente, tornou-se indispensável na culinária Ocidental.
Uso Culinario
Usado para pratos de batatas, leguminosas, sopas, carnes, assados, peixes, pratos com ovos, molhos, sanduíches. É um excelente aromatizante em saladas, patês e queijo fresco.
Uso medicinal
O alto poder nutritivo da cebolinha a torna um dos melhores antibióticos naturais. Rica em flavonóides, também é anti inflamatória, tendo sido usada pelos romanos como um dos remédios mais populares para tratar dor de garganta. Cura a acne e a artrite reumatóide, e recentemente ganhou status de alimento anti câncer, em especial os de próstata e do estômago.
Comer cebolinha todos os dias regula a pressão arterial e combate o estresse.

Possui propriedades anti bacterianas e anti fúngicas, podendo ser usada como repelente de insetos quando em forma de suco. Se foi picado por algum inseto, o suco também pode ser aplicado na pele, para tratar a ferida.

É fonte de beta caroteno, assim, uma máscara facial, aliada ao consumo regular, curam a acne, e deixam a pele mais radiante. Essa substância também faz com que a cebolinha seja um remédio natural para melhorar a visão.

Contém alta concentração das Vitaminas E e C. Logo, aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos e a absorção de ferro. Melhora o sistema imunológico de um forma geral, protegendo o organismo contra doenças degenerativas, ou cardíacas.

É rica em magnésio, zinco, manganês e cobre, minerais que ativam o metabolismo, e consequentemente, a digestão.
Pode ser comida como fonte de fibra para melhorar o desempenho do intestino e do cólon, prevenindo hemorróidas, por exemplo.

Também é fonte de fósforo, ferro e cálcio. Em resumo, como é da família da cebola, possui praticamente os mesmos benefícios terapêuticos.

O recomendado é consumir pelo menos 3 hastes todos os dias. Cuidado apenas, se quer manter o peso, pois é estimulante do apetite

Contraindicações.
Algumas pessoas são intolerantes as cebolinhas, neste caso não devem consumi-la. Além disso, é contra indicado em casos de gastrites sensíveis a aliácias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *